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Membranas

Uma membrana é uma barreira seletiva e semipermeável que separa dois ambientes de composições químicas distintas. Mente, corpo e exterior são regidas pela pele, que faz uma grande função de membrana, criando a possibilidade de trocas entre esses diversos ambientes.

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Seguindo o ofício familiar, ela trabalha o tecido. Pele com pele, no encontro de membranas, ela trama esse tecido que é em si o lugar de disputa entre subjetividade e cultura, criação e tradição. E seu trabalho vive bem nesse entre.​Em tempos em que o toque insiste em ser violento, Julia recupera a sutileza das mãos. Foi no toque sutil da Calatonia - técnica de trabalho corporal que consiste em toques suaves em certos pontos do corpo - que ela pôde acalmar a mente.

 

 

â€‹É esse mesmo toque que ela agora transfere ao tecido, emaranhado, porém, na explosão de cores de seu fluxo de pensamento. Na falta de palavras, ela as empresta de autores que lhe dizem de si e que ela entremeia em seus trabalhos: Sandor, Neumann, Jung, entre outros, todos eles retirados do livro Integração Psicofísica - O Trabalho Corporal e a Psicologia de C. G. Jung de Rosa Maria Farah.

Exposição Galeria Lica Pedrosa

O trabalho de Julia Angulo surge de uma inquietação. Talvez isso seja quase sempre verdade quando falamos de produção artística, mas, em seu caso, essa inquietação é também física. Seu corpo não para, sua mente tampouco e, no processo acelerado da dislexia, sua memória por vezes não acompanha, deixando de criar registros de fatos e histórias que aos poucos se esvaem. Mas, criada dentro da tradição judaica em que o esquecimento significa fim, Julia encontrou uma maneira de guardar, se não na mente, no corpo, as memórias.

Na primeira sala, que recebe a quem entra, há uma profusão de estímulos e camadas que, se por um lado surgem de processos mentais que em primeiro momento Julia nomeia como caóticos, o ego toma conta de reorganizar a experiência subjetiva e colocar cada coisa em seu lugar. Assim, ao entrar, os sentidos são dominados por cores vibrantes e sobreposição de materiais, até que a experiência é contida pela disposição das obras que é cuidadosamente pensada por Julia e suas passagens nas formações de arquitetura e design.​​

Já a segunda sala é um convite: a saturação é rebaixada para que o sentido implicado deixe de ser a visão e passe a ser o tato, convidando a uma experiência sensorial que é corpo com corpo, pele com pele. Aqui, podemos satisfazer nosso ímpeto de encostar nas coisas, sentir sua textura, nos demorar e, com sorte, começar a criar memórias.

Trabalhos individuais

Hipoderme. 2023. 10cm x 8,5cm.

Linha de bordado digital 100% poliéster e lã de algodão em talagarça

Calatonia. 2023. 12cm x 12cm.

Miçangas, linha de costura 100% poliéster e lã acrílica em talagarça

Epiderme. 2023. 45cm x 6cm.

Lã de algodão em talagarça e miçangas com linha de costura 100% poliéster

Ego. 2023. 43cm x 24cm.

Tinta acrílica, água sanitária e linha de bordado em flanela

O pensamento é apenas uma das funções da consciência - Jung. 2023. 35cm x 18cm.

Tinta acrílica, caneta posca, giz pastel seco, lã acrílica e linha de costura 100% poliéster em tela para bordado

Dethleften, 2023. 43,5cm x 71cm.

Tinta acrílica, tinta para tecido expansível, caneta posca em tecido de bordado

Kreinheder. 2023. 60cm x 50cm.

Tinta acrílica e linha de bordado em tecido de algodão cru

A consciência é sobretudo o produto da percepção e orientação no mundo externo, que provavelmente se localiza no cérebro e sua origem seria ectodérmica. No tempo de nossos ancestrais, essa mesma consciência deriva de um relacionamento sensorial da pele com o mundo exterior. 2023. 66cm x 44cm.

Tinta acrílica, caneta posca, caneta permanente e linha para bordado em tecido de algodão cru

Cabeça. 2023. 66cm x 55cm. 

Tinta acrílica, tinta para tecido expansível e giz pastel oleoso em tecido de algodão cru

C.M.C. 2023. 26cm x 19cm.

Tufting em lã acrílica e caneta posca

Sándor. 2023 - 2024. 48cm x 33cm.

Barbante, linha de costura 100% poliéster e caneta permanente

Neumann. 2023. 136cm x 25cm.

Tinta acrílica, tinta para tecido expansível e giz pastel oleoso em tecido de algodão cru

Camiseta afetiva. 2023. 128cm x 9cm.

Lã de acrílico em talagarça

Derme. 2023. 94cm x 13cm.

Linha de bordado digital 100% poliéster e lã de algodão reciclado em talagarça

OE. 2024. 36cm x 47cm.

Tufting em lã acrílica

Montagu. 2023-2024. 60cm x 32cm.

Barbante, linha de costura 100% poliéster e caneta permanente

Hunch. 2024. 32cm x 20cm.

Tufting em lã acrílica, miçangas e linha de costura

Cabeça corta, corpo atravessa I. 2024. 160cm x 140cm.

Tinta acrílica, tinta spray, tinta guache, pastel a óleo, lápis de cor e cola em algodão cru

OD. 2024. 39cm x 48cm.

Tufting em lã acrílica

Petor Sandor. 2023 30cm x 70cm.

Linha de costura 100% poliéster em feltro

Memória falha. 2023. 80cm x 60cm.

Talagarça em lã acrílica e bordado digital

Tornar consciente o inconsciente, 2023. 79cm x 49cm.

tinta acrílica, caneta posca, giz pastel oleoso e lã acrílica em tela para bordado

Vestido afetivo. 2023. 209cm x 9cm.

Lã de acrílico em talagarça

Lowen. 2023. 105cm x 91cm.

Tinta acrílica, caneta posca, giz pastel seco e lã acrílica em tecido acrílico

Estômago. 2024. 59cm x 52cm.

Tufting em lã acrílica

Whitmont. 2023. 62cm x 83cm

Tinta tye-dye acrílica e linha de bordado digital 100% 

O corpo em pé é a palavra. 2024. 20cm x 38cm

Talagarça em lã acrílica e bordado de máquina

Traumas I. 2024. 80cm x 50cm.

Tinta acrílica, giz pastel, tinta spray em tela

Traumas II. 2024. 94cm x 54cm

Tinta acrílica, giz pastel, tinta spray em tela

Traumas III. 2024. 150cm x 54cm.

Tinta acrílica, giz pastel, tinta spray em tela

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